A dislexia é um tipo de incapacidade de aprendizado, que prejudica a capacidade da pessoa ler. Os indivíduos com dislexia geralmente têm uma capacidade de leitura em níveis expressivamente menores do que o esperado, apesar de terem inteligência normal.
Pessoas disléxicas apresentam dificuldades na associação do som à letra (o princípio do alfabeto); também costumam trocar letras, por exemplo, b com d, ou mesmo escrevê-las na ordem inversa, por exemplo, "ovóv" para vovó. A dislexia, contudo, é um problema visual, envolvendo o processamento da escrita no cérebro, sendo comum também confundir a direita com a esquerda no sentido espacial.
A dislexia afeta muitas pessoas, produzindo diferentes sintomas e variados níveis de gravidade, que previsões são difíceis de ser feitas. As pesquisas atuais focalizam no desenvolvimento de técnicas para diagnosticar e tratar a dislexia, elevando a compreensão das bases biológicas das incapacidades de aprendizado e explorando a relação entre o processamento neurofisiológico e funções cognitivas com atenção na habilidade de leitura.