Já são sete longas-metragens ao longo de 20 anos de parceria, juntos, os filmes acumulam quase US$ 2 bilhões em bilheteria.
Essa parceria começou em 1990 com o filme Edward Mãos de Tesoura. No filme, Depp encarna uma espécie de Frankenstein, mas com mão de tesoura.
A próxima investida da dupla foi Ed Wood (1994), uma homenagem àquele que é considerado por muitos o pior diretor de todos os tempos. Nesse filme Depp dividiu o espaço com outras estrelas como Bill Murray e Martin Landau.
Cinco anos depois sugiu A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça, filme baseado no conto de Washington Irving, à época, foi o maior sucesso da carreira de Johnny Depp (US$ 200 milhões).
Em 2005 Depp estrelou a nova versão de A Fantástica Fábrica de Chocolate, do livro de Roald Dahl, nesse filme Depp fez praticamente o impossível: conseguiu se destacar da versão anterior, feita por Gene Wilder.
Ainda em 2005, Depp empresta a sua voz a Victor Van Dort, personagem de A Noiva Cadáver, animação dirigida por Burton.
Em 2007 Depp estrelou Sweeney Todd - O barbeiro demoníaco da Rua Fleet, uma adaptação do musical de Stephen Sondheim. A trama, uma mistura de assassinatos, vingança, paixão e tortas feitas de carne humana, conquistou o público e, de quebra, rendeu a terceira indicação ao Oscar a Johnny Depp.
Em sua mais nova parceria com Burton, Alice no País das Maravilhas, Johnny Depp interpreta o Chapeleiro Maluco. No filme, Burton e Depp humanizam o personagem conhecido por sua loucura, dando um motivo para ele agir loucamente.