Holyfield volta ao ringue depois de 15 meses sem lutar, para enfrentar Francois Botha em Las Vegas, nos Estados Unidos. O duelo acontecerá neste sábado.
Holyfield busca atingir duas marcas, uma é ampliar seu recorde, que nos números atuais é de ser o único pugilista a ser campeão dos pesados quatro vezes. Além de chegar à quinta conquista na categoria (ele reinou nos cruzadores, nos anos 1980), ele pode se tornar o mais velho campeão dos pesados.
A marca de campeão mais velho dos pesados é de George Foreman, que derrotou Michael Moorer em 1994, aos 45 anos.
Em sua última luta Holyfield acabou derrotado por pontos contra o gigante russo Nikolay Valuev, 24 cm mais alto. Decisão dos jurados, na minha humilde opinião injusta.
Holyfield chegou a protestar formalmente, mas não obteve revanche, enquanto Valuev perdeu seu cinturão em novembro passado, contra Haye.
Francois Botha
O rival de Holyfield Francois Botha, 41 anos, nunca foi declarado campeão. Em 1995, bate Axel Schulz pelo título da FIB, mas a luta ficou sem resultado final devido a um teste positivo para doping.
Botha também conhecido como “Búfalo Branco”, já lutou contra grandes estrelas, somando derrotas diante de Mike Tyson, Lennox Lewis e Wladimir Klitschko, além de um empate com Shannon Briggs, que viria a ser campeão do mundo.
Botha também se aventurou no kickboxing e no vale-tudo, ficando entre os anos de 2003 e 2006 sem lutar boxe profissionalmente.